sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Retorno do heptacampeão Schumacher não é caso único na história do esporte

Michael Jordan, Magic Johnson, Pelé, Zico e Lance Armstrong se arriscaram em suas modalidades após decidirem por aposentadoria precoce.


Michael Schumacher vai retornar à Fórmula 1 na próxima temporada pela nova equipe Mercedes



O retorno de Michael Schumacher à Fórmula 1, após três anos aposentado, não é um caso único na história do esporte. A dúvida entre a continuidade da carreira e a parada definitiva é algo constante nas carreiras de grandes atletas. Alguns foram bem sucedidos em suas voltas e outros não foram tão bem-sucedidos. O maior exemplo disso é o ala-armador Michael Jordan, lenda do basquete, que viveu os dois lados da moeda na NBA.

Jordan com o trofeu de MVP da temporada


Jordan se aposentou do basquete pela primeira vez após o primeiro tricampeonato do Chicago Bulls em 1993. A morte do pai e a vontade de ficar com a família foram decisivas e ele se mudou para o beisebol. Em 1995, após passagens pífias no esporte, ele voltou aos Bulls no fim da temporada regular. A partir do ano seguinte, o jogador foi decisivo na conquista do segundo tricampeonato de sua equipe na NBA, quando decidiu abandonar o esporte pela segunda vez em 1998. Três anos depois, em 2001, Jordan era dirigente do Washington Wizards e resolveu voltar a jogar após alguns treinos. Apesar de algumas boas atuações, por exemplo quando marcou 51 pontos contra o Charlotte Hornets, não conseguiu levar o time aos playoffs e acabou sendo criticado pelos próprios companheiros.



Pelé beija a bola com que fez o gol 1.000

Os craques Pelé e Zico também se deram bem após seus retornos aos gramados, conseguindo concluir o objetivo de ajudar a popularizar o futebol nos Estados Unidos e no Japão, respectivamente. A tenista Martina Navratilova, parou em 1994, mas voltou a jogar duplas em 2000. Em 2006, aos 49 anos, ela foi campeã nas duplas mistas do US Open e abandonou o esporte novamente. O ciclista americano Lance Armstrong venceu vários obstáculos na vida. Após um câncer no testículo na metade dda década de 1990, ele foi heptacampeão da Volta da França e anunciou a aposentadoria em 2005, após o sétimo título da competição. Em 2009, o ciclista de 37 anos retornou às pistas. Os patrocínios que ele conseguiu foram revertidos para um fundo global de luta contra o câncer. Armstrong terminou em terceiro na Volta da França.

0 comentários:

Postar um comentário